Manchetes do dia – 13.1.2024

Governo anuncia investimento e estrutura permanente para proteção de território yanomami

Hora do Povo – Segundo o ministro Rui Costa, a ideia é criar uma estrutura local, chamada de Casa de Governo, que concentre todos os órgãos federais envolvidos na proteção, segurança e ações estruturantes da região, para gerenciar presencialmente a nova fase de medidas definitivas e evitar eventuais invasões de terra. A nova estratégia representa um avanço em relação às medidas emergenciais adotadas há cerca de um ano, quando veio à tona a crise humanitária do povo indígena, acrescentou.

Lewandowski diz que segurança pública terá especial atenção do Ministério da Justiça

Vermelho – “A segurança pública merecerá especial atenção do Ministério da Justiça sob minha gestão, que deverá expandir as atividades de inteligência e a coordenação entre as distintas autoridades policiais da União, estados e municípios para um combate mais eficaz, mais eficiente à criminalidade organizada”, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais. E completou: “Essa atenção, claro, se fará em absoluto respeito ao que diz a Constituição Federal, no que concerne à responsabilidade compartilhada entre os entes federativos”. 

Após greve de 24 horas dos funcionários do BC, governo marca reunião para negociar reajuste

Hora do Povo - Os funcionários do Banco Central saíram vitoriosos da paralisação de 24 horas que mobilizou os servidores da instituição na quinta-feira (11). No mesmo dia, o governo marcou para o dia 8 de fevereiro uma nova rodada de negociação com a categoria, que estava sendo reivindicada pelo Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal). De acordo com o presidente do Sinal, Fábio Faiad, o governo se comprometeu “a apresentar uma proposta efetiva” de reajuste salarial aos servidores do BC.

Como a espionagem cubana impôs uma série de vexames aos EUA

Vermelho – A revelação do caso Victor Manuel Rocha, em dezembro, forçou os Estados Unidos a, enfim, reconhecerem o óbvio: o país, governo após governo, subestimou a espionagem cubana, sofrendo uma série de derrotas e vexames atípicos. Ex-embaixador dos EUA na Bolívia, Rocha, considerado um conservador, foi preso em Miami sob a acusação de ter colaborado com Cuba por 40 anos. Colombiano naturalizado norte-americano, ele era um espião da Dirección General de Inteligencia, a célebre “la Dirección”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 13.1.2024

Deixe um comentário