Manchetes do dia – 13.12.2023

Como a privatização fez a conta de luz disparar

O Brasil é o país com a matriz de energia elétrica mais limpa do mundo, por outro lado, tem uma das maiores tarifa do mundo. Como chegamos a esse disparate? A primeira coisa que vem à mente é o quão maquiavélico se tornou o setor elétrico, mesmo com recursos naturais abundantes, a energia elétrica aumenta exponencialmente.

Lindberg diz que Haddad usa sofismas e brinca com fogo ao insistir em zerar déficit

Diante da desaceleração da economia e da cobrança de uma redução mais célere da taxa de juros e de uma política fiscal expansionista, pela presidente do partido, a deputada Gleisi Hoffmann, Haddad tentou justificar sua meta contracionista com a afirmação de que nem sempre déficits fiscais significam crescimento. “Não é o déficit que gera crescimento. São os investimentos possibilitados, os empregos contratados que geram”, afirmou o deputado. “Vamos cortar Minha Casa Minha Vida? Cortar investimentos públicos?”, questionou

Lula anuncia investimento de R$ 1 bilhão em plano para população em situação de rua

As ações devem atender mais de 227 mil pessoas que vivem em situação de rua no Brasil e o lançamento ocorreu em meio às celebrações dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Nesses três anos, vamos consolidar essa política de inclusão social, porque é a melhor coisa que a gente pode fazer neste País”, disse o presidente durante a cerimônia. “Que ninguém durma embaixo da ponte porque não tem um pedacinho de teto para se abrigar.”

“Brasil não permitirá passagem de tropas”, diz Múcio sobre disputa por Essequibo

O presidente da Venezuela Nicolás Maduro realizou um referendo e tem ameaçado a Guiana de invasão para incorporar uma área de 160 mil km², rica em petróleo e gás natural. O problema é que o Exército venezuelano teria de atravessar o Estado de Roraima. O Brasil tem feito grandes esforços diplomáticos para evitar a radicalização do contencioso. O ministro da Defesa descartou essa opção. “Eles chegarão à Guiana passando — se passasse — por território brasileiro, o que nós não vamos permitir em hipótese nenhuma”, destacou.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 13.12.2023

Deixe um comentário