De novo: trem da privatizada ViaMobilidade descarrila na Linha Esmeralda em São Paulo

Um trem operado pela empresa privada ViaMobilidade na Linha Esmeralda descarrilou nas proximidades da estação Santo Amaro, no começo de noite desta sexta-feira, 17. A circulação de trens da Linha 9-Esmeralda está interrompida em ambos os sentidos entre as estações Santo Amaro e Bruno Covas-Mendes / Vila Natal desde as 18h16 desta sexta. Trata-se do 8º descarrilamento de trem operado pela empresa do grupo CCR após a privatização da linha da CPTM. Usuários tiveram que descer na via para completar a viagem. Há relatos de espera de mais de 30 minutos em composições entre as estações.
Plebiscito: 97% são contra privatização da Sabesp, Metrô e CPTM

Apuração aponta que 897 mil pessoas participaram do “Plebiscito contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM”. Quase a totalidade se mostrou contrária aos planos de Tarcísio. “Não podemos permitir que a Sabesp vire uma nova Enel, porque a privatização da Sabesp não interessa ao povo paulista, ao povo pobre e periférico. A privatização só interessa a quem vai comprar ela, porque a empresa está pronta, porque vai oferecer lucros exorbitantes, porque está com os serviços quase universalizados. Se o setor privado quer fazer saneamento, de fato, que vá em outros lugares do Brasil que há necessidade de investimentos”, criticou o presidente do Sintaema.
“Forças externas não podem conter desenvolvimento da China”, adverte Xi

O presidente Xi enfatizou que China e EUA têm duas escolhas: uma, promover a cooperação, a segurança e a prosperidade globais; ou provocar o confronto em bloco e deixar o mundo caminhar para a turbulência e a divisão. Para ele, são escolhas de que depende o futuro da humanidade e do planeta. Sobre a guerra tecnológica que Washington vem movendo contra a China, o presidente Xi destacou que a implementação contínua dos EUA de medidas de controle de exportação, revisões de investimentos e sanções unilaterais prejudicaram gravemente os interesses legítimos da China.
1ª Mostra de Cinema Popular Chinês apresenta obras da cultura milenar ao público brasileiro

Entre os dias 22 e 26 de novembro, o Cine-Teatro Denoy de Oliveira oferecerá ao público a oportunidade de conhecer o cinema de uma das culturas mais intrigantes do mundo. “Nesta primeira mostra, fizemos uma seleção de filmes que são considerados clássicos do cinema chinês, tentando pegar épocas diferentes, gêneros diferentes, para os brasileiros poderem conhecer um pouco mais da cultura chinesa”, afirmou à Hora do Povo, Lucas Chen, curador da Mostra e integrante do CPC-UMES. No Cine-Teatro Denoy de Oliveira (Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo – SP).

Um comentário em “Manchetes do dia – 19.11.2023”