Manchetes do dia – 15.11.2023

Inadimplência cai, mas atinge 66,24 milhões de brasileiros, apontam dirigentes lojistas

Isso significa que quatro em cada dez brasileiros, ou 40,49% da população adulta, estava com o nome negativado por ter deixado de pagar suas contas em dia. A pesquisa foi divulgada pelas entidades nesta segunda-feira (13), que registram que, embora alto, o número de inadimplentes recuou 0,51% em relação a setembro. “O número de brasileiros empregados no país é o maior da história e temos ainda um cenário econômico mais equilibrado, com juros em queda e melhoria na renda da população. Aliado a tudo isso, ainda há o Desenrola, que contribuiu para a queda da inadimplência”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Reforma trabalhista faz 6 anos com milhares de contestações na Justiça

Em vigor há seis anos, a reforma trabalhista atacou a Justiça do Trabalho e o movimento sindical, mas não conseguiu calar os trabalhadores. Levantamento do Estadão aponta que a maioria das reclamações encaminhadas ao STF (Supremo Tribunal Federal) são ligadas ao direito trabalhista. O fenômeno ocorre porque juízes usam jurisprudência para evitar os retrocessos da reforma, que teve caráter ultraliberal e antitrabalhador. Além disso, o próprio STF já revisou ou regulamentou diversos pontos da legislação atual, válida desde novembro de 2017. Ainda assim, os trabalhadores seguem na condição de “elo mais fraco”.

PCdoB-SP reforça unidade para derrotar extrema-direita e reconstruir o Brasil

A 21ª Conferência Estadual do PCdoB de São Paulo reuniu mais de 330 delegados de todas as regiões do Estado. Os representantes foram eleitos nas fases municipais da conferência partidária e se encontraram no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, localizado no bairro Liberdade, na capital paulista. O novo Comitê Estadual foi eleito, e o professor universitário e jornalista Rovilson Britto foi reconduzido à presidência.

“Israel também está praticando terrorismo”, diz Lula ao receber brasileiros retirados de Gaza

O avião presidencial trazendo os brasileiros resgatados de Gaza pousou em Brasília dia 13. O grupo de 32 pessoas foi recebido pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, além dos ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. O presidente felicitou a volta de todos com segurança, denunciou a violência contra crianças e prometeu trazer os demais que quiserem ser repatriados. O que está acontecendo em Gaza é um massacre”, disse Hasan Rabee, um dos brasileiros recebidos por Lula em Brasília.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 15.11.2023

Deixe um comentário