Censo 2022: população acima de 65 anos aumentou 57,4% em 12 anos

O aumento da população de 65 anos ou mais em conjunto com a diminuição da parcela da população de até 14 anos no mesmo período, que passou de 24,1% para 19,8%, evidenciam o franco envelhecimento da população brasileira. “Ao longo do tempo a base da pirâmide etária foi se estreitando devido à redução da fecundidade e dos nascimentos que ocorrem no Brasil. Essa mudança no formato da pirâmide etária passa a ser visível a partir dos anos 1990 e a pirâmide etária do Brasil perde, claramente, seu formato piramidal a partir de 2000. O que se observa ao longo dos anos, é redução da população jovem, com aumento da população em idade adulta e também do topo da pirâmide até 2022”.
MST recebe prêmio da ONU por Campanha Mãos Solidárias

O MST recebeu o prêmio Pacto Contra Fome, entregue pela ONU pela iniciativa Mãos Solidárias, campanha de doação de alimentos criada durante a pandemia, em Recife (PE). A premiação é organizada por duas agências da ONU: para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e para Alimentação e Agricultura (FAO). A ações beneficiaram famílias vulneráveis nas cidades Recife, Olinda, Caruaru, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Petrolina, entre outras. Apenas na região Metropolitana do Recife, o Mãos Solidárias entregou cerca de 1,6 milhão de marmitas nos últimos três anos.
Agressividade excessiva dos EUA gera conflitos globais e preocupa aliados

O Oriente Médio tem sido foco de tensões geopolíticas há tempos, com conflitos contínuos em países como a Síria, o Iraque e o Iêmen. De acordo com a Bloomberg, os EUA estão fortemente envolvidos nestes conflitos, principalmente através de intervenções militares e apoio a aliados regionais. Contudo, os críticos argumentam que esse envolvimento americano não obteve qualquer resultado positivo, provocando apenas a desestabilização e o aumento da violência e do sofrimento nas regiões.
Quantas espécies hominínias existiram?

No que se refere ao gênero Homo a coisa também tomou proporções escandalosas: H. rudolfensis, H. ergaster, H. antecessor, H. naledi, H. floresiensis, H. luzonensis, H. longi, H. helmei, H. bodoensis, H. georgicus. Isso não significa que, às vezes, não seja de fato necessário classificar novos fósseis de hominínios em gêneros ou espécies novas, mas essa tentação deve ser resistida ao máximo. Aqueles autores que defendem um grande número de gêneros e espécies na linhagem hominínia são denominados de splitters, Já aqueles que preferem manter um pequeno número de gêneros e espécies como queriam Dobzhansky e Mayr, são denominados de lumpers.

Um comentário em “Manchetes do dia – 29.10.2023”