Manchetes do dia – 30.8.2023

Milionários pagam menos imposto de renda que professores e policiais

Segundo matéria da BBC Brasil, em 2021 os ricos que ganham R$ 176 mil  por mês ou mais de R4 2,1 bilhões por ano pagaram5,5% de imposto de renda. Já os professores de ensino fundamental pagam 8% de imposto de Renda,  enfermeiros (8,8%), bancários (8,6%) ou assistentes sociais (8,8%).  Já os policiais militares (8,9%) e médicos (9,4%), pagam ainda mais. A raiz desta situação, segundo o Sindifisco, é que os ricos estão isentos de impostos  de lucros e dividendos das suas empresas desde 1996.

Com aval do BC, juros do cartão de crédito vão a 445,7%

As taxas de juros seguem extorsivas no Brasil por determinação do Banco Central, que após manter a taxa básica de juros (Selic) por um ano em 13,75%, elevando as demais taxas de juros no país, reduziu a Selic em agosto em apenas 0,5 ponto percentual, garantindo os brasileiros como os maiores pagadores de juros reais do mundo – quando descontada a inflação. Segundo o BC, o comprometimento da renda – relação entre o valor médio para pagamento das dívidas e a renda média apurada no período – ficou em 28,3% em junho.

Fattorelli: Campos Neto torrou R$ 300 bi em reservas de maneira obscura

Em junho de 2019, as reservas brasileiras, acumuladas durante os governos Lula e Dilma, chegaram ao pico de U$ 388 bilhões. Em dezembro de 2022 estavam em U$ 324 bi, antes de se recuperar levemente. Segundo Fattorelli, a alegação do Banco Central para torrar os U$ 64 bi foi a necessidade de sustentar o câmbio. Porém, ela afirma que isso foi feito sem nenhuma transparência.

Após vexame nacional, “Dia do Patriota”, em 8/1, é revogado em Porto Alegre

Durou pouco o vexame promovido pela Câmara Municipal de Porto Alegre, que aprovou projeto criando o “Dia do Patriota”, no 8 de janeiro, data dos atos golpistas realizados por bolsonaristas contra as sedes dos Três Poderes da República neste ano. A Casa decidiu revogar a decisão nesta segunda-feira (28), após a repercussão negativa. No mesmo dia, o Supremo Tribunal Federal (STF) também se manifestou pela suspensão da bizarra efeméride.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 30.8.2023

Deixe um comentário