“Decisão de Tarcísio de sair do PNLD afetará 1,5 milhão de crianças”, denuncia Sindicato dos Escritores

No lugar, Tarcísio e seu secretário da educação, Renato Feder, propuseram trocar o material impresso por “slides de Powerpoint” que devem ser passados em TV ou lousas digitais. “A maioria das escolas públicas sequer tem biblioteca ou sala de leitura para seus alunos. Mas deveriam contar com esse importante instrumento cultural-educacional, conforme a Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares, Lei 12.244/10, sancionada em 24 de maio de 2010, que determina que sejam construídas bibliotecas nas instituições de ensino do país, públicas e privadas, com um acervo mínimo que atenda um título para cada aluno matriculado”, diz a nota.
Por que cientistas defendem livros didáticos em papel

Diferentes acadêmicos e entidades debatem o quanto do material didático deve ou não migrar ao ambiente digital, mas evidências científicas sugerem que o papel ainda é o meio mais eficiente para ensinar a habilidade de leitura aprofundada e crítica – particularmente em países com tantas desigualdades como o Brasil. Ao mesmo tempo, há pesquisadores que lamentam que questões igualmente importantes – como a qualidade dos livros – têm sido ofuscadas pela mera oposição entre papel e digital.
Dia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país

Entidades estudantis foram às ruas em diversas cidades do país por melhorias na educação, desde a educação básica até a pós-graduação. Neste dia do estudante, as principais reivindicações são a revogação do Novo Ensino Médio, mais assistência estudantil para todas as etapas de ensino, direitos previdenciários para os mestrandos e doutorandos, além da defesa do orçamento da educação.
Aprisionamentos

Tenho notado que a cidade anda estressada, respirando mal. A chuva que não cai, as queimadas que os infratores insistem em produzir e o calor que recrudesce no final da tarde, a deixam inquieta e triste. Observo o entardecer melancólico encarcerada que estou no tráfego. Reflito: desmatam e não sabem porque o clima vai de mal a pior; aprisionam os rios e não conseguem entender as enchentes; aprisionam também as ruas e não compreendem porque não são capazes de circular livremente com suas poderosas máquinas voadoras. (segue no Diário da Região)

Um comentário em “Manchetes do dia – 12.8.2023”