ALFONSINA Y EL MAR

Os fãs de Mercedes Sosa já a conheciam da música-título. Mas agora Sólon Saldanha traz a história da poetisa argentina.

Avatar de Solon SaldanhaVIRTUALIDADES

Uma canção que nasceu da parceria entre o pianista Ariel Ramirez (1921-2010) e o historiador Felix Luna (1925-2009), imortalizada na voz de Mercedes Sosa – teve inúmeras outras gravações –, é nosso assunto de hoje. Seu nome: Alfonsina y el Mar. Mas essa pessoa, que mereceu a homenagem musical, não era uma simples criação, uma personagem nascida da imaginação dos compositores. Ela existiu de fato, tendo por acaso nascido na Suíça, filha de um casal ítalo-argentino. E recebeu o nome de Alfonsina Storni (1892-1938).

Com dez anos de idade, a pequena vivenciou uma série de fatos muito duros, em função do seu pai ter sofrido um fracasso econômico, antes da doença que o levou à morte. Essa situação fez com que ela forçosamente tivesse sua infância abreviada, se tornando costureira e operária, na Argentina. Apenas mais tarde conseguiu, sendo aprovada em concurso, tornar-se uma professora das que trabalham no…

Ver o post original 639 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “ALFONSINA Y EL MAR

Deixe um comentário