Manchetes do dia – 10.6.2023

Recuperações judiciais e falências disparam de janeiro a abril

Nos quatro primeiros meses deste ano, 382 empresas entraram com pedidos de recuperação judicial, o maior número em cinco anos. De janeiro a abril, o número de pedidos de falência também disparou: foram 346 pedidos de decretação de falência, sendo 222 aceitos. Entre os principais motivos para o aumento de pedidos de recuperação e de falência está a taxa de juros, a Selic a 13,75% ao ano, estabelecida pelo Banco Central, que além de encarecer o valor das dívidas das empresas, está fechando as portas do crédito e enfraquecendo a demanda por bens e consumo no país. 

Capital paulista tem mais de 53 mil pessoas em situação de rua

O Estado de São Paulo concentra 88.415 mil pessoas nessa condição. A situação afeta, majoritariamente, a população negra do país. O Tribunal de Contas do Município fixou um prazo de 60 dias para a Prefeitura de São Paulo apresentar um plano de ação que atenda as pessoas em situação de rua na capital. Atualmente são mais de 24 mil vagas de acolhimento. O padre Julio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, junto ao Fundo Fica, lançou em março o Programa Morar Primeiro, que vai disponibilizar moradia para 60 pessoas que vivem na região central de São Paulo (SP).

40h já: governo Lula cobra mobilização para reduzir a jornada de trabalho

A Pauta da Classe Trabalhadora defende “a jornada de trabalho em até 40 horas semanais, sem redução de salário e com controle das horas extras, eliminando as formas precarizantes de flexibilização da jornada”. Há países na Europa em que a carga horária média por semana está abaixo de 35 horas – caso de Holanda, Dinamarca, Alemanha, Suíça e Irlanda. Outras nações investem em pesquisas sobre a viabilidade da “semana de quatro dias”, na qual o dia a mais de descanso pode não representar necessariamente um prejuízo à produtividade.

Zona do euro entra em recessão sob o efeito bumerangue das sanções contra a Rússia

No primeiro trimestre de 2023, o produto interno bruto (PIB) da zona do euro caiu 0,1 por cento em relação ao trimestre anterior, depois de encolher 0,1 por cento no quarto trimestre de 2022. Os números revisados ​​ficaram abaixo das estimativas rápidas de 0,1% e 1,3% publicadas em 16 de maio; economistas previam expansão média de zero e 1,2%, respectivamente. “A fraqueza da zona do euro no primeiro trimestre se deveu a uma queda nos gastos do governo e das famílias”, e estas enfrentam “preços crescentes no supermercado e mais juros nas hipotecas, à medida que lutam para que os salários acompanhem o aumento do custo de vida”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 10.6.2023

Deixe um comentário