Manchetes do dia – 5.3.2023

Ianomâmis: réquiem para nós mesmos

Como todos sabem, as populações tradicionais de um determinado bioma trazem consigo uma enciclopédia de conhecimentos sobre seu entorno, incluindo a mágica de como utilizá-lo como meio de sobrevivência sem comprometer a existência dele. Alguns chamariam isso de autossustentabilidade, desesperadamente procurada por nossa sociedade a partir do final do século 20. Mas se estratégias que mitiguem o impacto ambiental forem possíveis para nós, elas certamente terão que ser inspiradas nos povos originais de cada grande bioma do nosso planeta, incluindo aí a Amazônia.

Uma mulher foi assediada por segundo

A reportagem publicada no g1, mostrou que três fatores influenciaram o aumentos em todos os tipos de violência e agressão contra mulheres. São eles: (a) fim do financiamento de políticas públicas que combatem a violência contra a mulher nos últimos quatro anos durante a gestão Bolsonaro; (b) a pandemia de covid-19 comprometeu o funcionamento de serviços que acolhem as vítimas; e (c) ação política de movimentos ultraconservadores eleitos na última década que são contra a igualdade de gênero.

A história das ferrovias no Brasil

O engenheiro José Manoel, presidente da Ferrofrente, conta a história em três capítulos em seu canal no Youtube. O ciclo do café e o ciclo do leite, Sorocabana, Ituana e São Paulo Railway, entre tantos outros fatores estão na série. E há mais sobre a engenharia por lá.

Bolsonaro usou mochila para contrabandear joias no valor de R$ 16 milhões e foi pego pela Receita

Presidente e esposa tentaram trazer as joias clandestinamente, dentro de uma mochila de um assessor do ministro Bento Albuquerque. Eram presentes dos sauditas dados na época da privatização da refinaria Landulpho Alves, na Bahia, comprada pelos árabes.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 5.3.2023

  1. Excelentes reflexões para conscientizar as pessoas o quanto precisa investir numa educação de formação de uma nova mentalidade no Brasil.

    Curtir

Deixe um comentário