Um ano realmente novo: desejo e compromisso do Brasil e o mundo

O dístico escolhido para o governo do Presidente que hoje toma posse é bem apropriado ao Brasil: união e reconstrução. 700 mil mortes por um vírus que a ciência e a técnica humanas mostraram-se capazes de rapidamente conter e salvar vidas e o retrocesso experimentado na ocupação laboral brasileira indicam a importância do segundo tema.

E a fratura social, produto da mitificação da realidade, dá causa ao primeiro dos termos do dístico. Fazendo juntos, fazemos mais rápido e melhor.

Há em solo brasileiro quem prefira bater continência à bandeira de Nação estrangeira, mas esses casos são exceção aos mais de duzentos milhões que diariamente escolhem viver sob a Constituição da República Federativa do Brasil. Um país de gente gigante que já mostrou como crescer em ritmo acelerado e contribuir para o futuro da nossa casa comum ansioso pela paz, mas intolerante com o fascismo quando chamado a sentar a pua.

Ano novo rima com virar a página. Se os anos precedentes exigiram muito de nós para resistir vivos, o novo tempo que se abre igual parece demandar muito trabalho para avançar na construção de uma Pátria livre. Mas com um cenário mais favorável e uma consciência mais elevada dos riscos e oportunidades – os gêmeos do dístico chinês para a palavra “crise” – postos diante de nós.

Nossos votos são primeiro de muita saúde, fraternidade e felicidade a todos os sapiens do Brasil e do mundo!

Em 2023 vamos juntos reencontrar o caminho do desenvolvimento soberano do país. Afinal…

O povo unido jamais será vencido.

Feliz ano novo!

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Um ano realmente novo: desejo e compromisso do Brasil e o mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: