Operação Barbarossa

Anatólio Mamontow

Há 81 anos, em 22.6.1941, a Alemanha invadia a União Soviética, com a tristemente célebre Operação Barbarossa, início de mais uma agressão nazista, que pretendia colocar sob suas ordens a Humanidade inteira.

A URSS sofreu perdas enormes em meio ao ímpeto do avanço nazista. 26 milhões de soviéticos mortos pelos nazistas. Mais de 19 milhões deles eram civis. Mas a URSS reagiu e inverteu o rumo da II Guerra Mundial (para os soviéticos era a Grande Guerra Patriótica).

Nas batalhas de Moscou e Leningrado Hitler sentiu que a guerra não iria durar “apenas 2 meses, com a suprema e incontestável vitória do seu Terceiro Reich, que iria durar mil anos”.

Em Stalingrado, o VI Exército de von Paulus sinalizou ao mundo que Hitler começara a perder a guerra e o mundo pôde respirar aliviado. Em Kursk, Smolensk e Sebastopol, Hitler e seu séquito perceberam que seu fim melancólico era questão de meses.

A agonia só terminou com a tomada de Berlim, em finais de Abril de 1945.

Quando a vitória sobre o nazismo foi conquistada, era impossível imaginar que as raízes do nazismo ainda iriam germinar, gerar metástases e criar focos nazistas em algumas áreas como Ucrânia, Lituânia, Letônia, Estônia e Croácia.

O preço da Liberdade e da Vida é a Eterna Vigilância.

Por um mundo sem Nazismo, sem Fascismo e sem Opressâo.

Aos que tombaram em Moscou, Leningrado, Stalingrado, Kursk, Smolensk, Odessa e Sebastopol a nossa sincera e eterna gratidao e reverência.

Za Svabodu i za Zhizn.

Pela liberdade e pela vida.

Anatólio Mamontov é brasileiro, descendente direto de veteranos combatentes do Exército Vermelho. É físico e Especialista aposentado do Banco Central do Brasil.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: