O Novo-Desenvolvimentismo Verde: Uma Proposta para o Debate

José Luis Oreiro acrescenta o componente ecológico – a sustentabilidade e a melhora dos padrões de vida – às suas teses novo-desenvolvimentistas:

Avatar de jlcoreiroJosé Luis Oreiro

José Luis Oreiro *

Giulio Guarini**

Prof. José Luis Oreiro (Universidade de Brasília, Brasil)

Prof. Giulio Guarini (Tuscia University, Italy)

A nota a seguir tem como objetivo propor uma alternativa para o debate sobre a retomada do desenvolvimento econômico Brasileiro, a saber a integração da abordagem ecológica no quadro do novo-desenvolvimentismo (ND). Essa interação pode ser frutífera para ambos: de um lado; o ND pode fornecer instrumentos analíticos sólidos para a investigação ecológica, e por outro lado a abordagem ecológica pode permitir que o ND tenha uma visão mais completa do processo de desenvolvimento e, em particular, dos desafios ambientais urgentes. A visão ecológica é baseada na interconexão entre meio ambiente, economia e sociedade, podendo representar um alargamento do nexo economia-sociedade na base do ND. Na sequência iremos resumir o essencial da ND através das lentes “ecológicas”.

O ND, surgido a partir das contribuições originais de Bresser-Pereira, Oreiro e…

Ver o post original 571 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário