As cidades e o novo viver urbano após a pandemia de 2020

Conheci a arquiteta urbanista Helena Werneck quando fomos conselheiros municipais na região central da capital paulista. Sempre me ilustraram as suas considerações sobre o modo de organização do que hoje aprendemos serem “aglomerações humanas” em um setor da urbe cercado e visitado por todos os lados.

Como vivemos dias de, ao lado da pandemia que já levou mais de 150 mil dos nossos, pensamentos e sonhos de como viveremos nos próximos quatro anos, sob qual direção serão conduzidas nossas cidades, suas considerações são muito oportunas.

Suas Gotas Paulistas também trouxeram o porquê de nos aglomerarmos.

Gotaspaulistas's Blog por Helena Werneck

cidades-planejadas-no-mundo-favelas-Rio-de-Janeiro

Preambulo:

As aglomerações humanas na face da Terra sempre acompanharam a transformação das suas atividades ao longo do seu aparecimento na face do planeta, desenvolvendo ,tanto para o bem como para o mau, seus conhecimentos, seu crescimento a sua caracterização e mesmo em algumas circunstancias, seu desaparecimento. O Gotas Paulistas tem comentado sobre a historia da presença humana no planeta por meio da sua produção de habitações e outras construções inerentes aos seus aglomerados. O que nos toca conversar no presente momento é refletir sobre o impacto da Pandemia do batizado Corona vírus no nosso atual modo de vida e seu impacto nas cidades. Não é a nossa primeira vez na face do planeta que temos que nos deparar com fatos adjacentes que nos forçam a nos readaptarmos diante das circunstancias.

Nesse sentido o nosso universo temporal tem se caracterizado pela materialização das nossas cidades e suas mudanças nos nossos…

Ver o post original 1.152 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: