Ladainha Neoliberal: Dinheiro para Pobres – Risco Fiscal – Risco Cambial – Risco Inflacionário – Risco de Elevação dos Juros

Os impactos positivos do auxílio emergencial que, não obstante, repuseram apenas 61% da renda perdida pelas famílias, deveram-se essencialmente à majoração decidida no Congresso. Enquanto aos juros se garantem mais de 450 bilhões, a proposta original era suprir somente a sétima parte do que ora se fala (327 bilhões).

Se aos EUA não assusta o déficit público, por que aqui deveria causar tamanho alvoroço? Falta arroz porque o governo deixou exportar a vontade, ao contrário dos países mais precavidos que limitaram ou mesmo suspenderam as vendas de comida ao exterior.

O risco ao final da lista é o que parece entusiasmar os “investidores”, já não bastasse a montanha de dinheiro que vêm concentrando nos últimos meses.

Blog Cidadania & Cultura

Marina Falcão (Valor, 17/09/2020) informa: houve a colocação na economia, no segundo trimestre, de um volume de recursos 61% superior a perda de renda das famílias no ano acumulado até julho. Somente em cinco unidades da federação (São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso e Distrito Federal), o montante do benefício distribuído não compensou totalmente a perda da massa de rendimentos.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelos economistas Ecio Costa (UFPE) e Marcelo Freire (UFRPE).

Calculada pela Pnad, a massa de rendimentos inclui todos os trabalhadores com 14 anos ou mais – incluindo formais, informais e desalentados – que declararam ter tido rendimento no período da pesquisa. No acumulado até junho, a renda das família recuou R$ 66,8 bilhões, enquanto o auxílio emergencial, segundo Caixa Econômica Federal, somou R$ 108,3 bilhões no segundo trimestre.

O recuo da renda nos meses mais duros da…

Ver o post original 476 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: