Vermelho – O conhecido ‘tarifaço’, incentivado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), não teve o desfecho esperado por ele, além disso, o colocará no banco dos réus. A acusação feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que o deputado atuou junto ao governo norte-americano para promover o tarifaço contra o Brasil, em uma tentativa de colocar o país como refém para que o seu pai, Jair Bolsonaro, não fosse condenado a 27 anos de prisão.
Hora do Povo – A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-ministro da Previdência, José Carlos Oliveira (que mudou o nome para Ahmed Mohamad Oliveira), como “pilar institucional” da fraude. Ele comandou a pasta durante o governo Bolsonaro. Como diretor de Benefícios do INSS e, depois, ministro do Trabalho e Previdência, Ahmed autorizou repasses ilegais, tendo recebido vantagens indevidas: propina de R$ 100 mil. Autorizou o repasse de R$ 15,3 milhões à Conafer sem a devida comprovação das filiações de aposentados à entidade.
Jornal GGN – A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem da Vale em Brumadinho (MG) – AVABRUM – destaca a relevância da decisão proferida pela Justiça do Reino Unido, que reconheceu a responsabilidade da mineradora BHP pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015. Esse julgamento representa um marco para as vítimas para todas as famílias atingidas por crimes socioambientais no Brasil — incluindo Brumadinho, onde 272 vidas foram perdidas.
Núcleo de Estudos Tarifários – O presidente dos EUA assinou uma ordem executiva que reduz as tarifas sobre carne bovina, tomates, café e bananas, entre outras importações agrícolas. O republicano escreve que tomou a decisão “após considerar as informações e recomendações que me foram fornecidas por autoridades, o andamento das negociações com diversos parceiros comerciais, a demanda interna atual por certos produtos e a capacidade interna atual de produção de certos produtos”.




Um comentário em “Manchetes do dia – 17.11.2025”