Sem defesa do mercado interno não há política industrial, afirma Mercadante

Hora do Povo – O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou que o Brasil precisa “ter medidas de defesa comercial e proteger o mercado. Senão, não tem reindustrialização, como o resto do mundo está fazendo”. Mercadante lembrando os anos 20 frisou que “a política do café com leite era a expressão de um Brasil da monocultura, produtor de commodities, do agro, que durante três séculos foi trabalho escravo. A Revolução de 30 é uma ruptura com esse modelo, é uma tentativa de construir um Estado nacional e o Getúlio construiu”.
Cappelli assume ABDI e defende investimentos públicos na indústria e compras governamentais

Hora do Povo - Em discurso de posse, Cappelli defendeu a Nova Indústria Brasil (NIB) do governo Lula que prevê ações para alavancar a reindustrialização no Brasil. Citando os governos Vargas e JK e outros momentos da história brasileira, Cappelli lembrou que não é a primeira vez que um governo enfrenta movimentos contrários à promoção de políticas industriais no Brasil. “Essa não é uma batalha fácil na história do Brasil. Ela mostra como o debate sobre o desenvolvimento do país está presente em toda a nossa história”, destacou.
Com Relatório da OIT, elaboração de normas para Trabalho em Plataformas entram em nova fase

Luiz Muller Blog – O trabalho em plataformas já é uma realidade em todo o mundo, mas ainda não há legislações específicas para que seja possível a garantia de um trabalho digno. Por isso, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) formulou um relatório que compila as principais informações e dados sobre o assunto. Esse material pode ser o início de um novo marco para a conquista de direitos para as pessoas que vivem dessa forma de trabalho.
A segunda fala de Lula

Mônica de Bolle – “Eu quero dizer para vocês que eu não troco a minha dignidade pela falsidade. E quero dizer para vocês que eu sou favorável à criação do Estado palestino livre e soberano. Que possa, esse Estado palestino, viver em harmonia com Israel. E quero dizer mais: o que o governo de Israel está fazendo contra o povo palestino não é guerra, é genocídio, porque está matando mulheres e crianças”. Essas foram as palavras proferidas por Lula na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, após o uma semana que teve início com a reunião entre Lula e o Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken e prosseguiu com o encontro dos Chanceleres do G20 no Rio de Janeiro.

Um comentário em “Manchetes do dia – 26.2.2024”