Manchetes do dia – 24.11.2025

Hora do Povo – Moraes afirmou que a tornozeleira de Bolsonaro foi violada por volta de meia-noite deste sábado. O ministro disse que recebeu um aviso de que o aparelho apresentou, às 00h08, algum tipo de violação. Além disso, Alexandre de Moraes considerou que uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em frente à casa do condenado “configura altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar decretada e põe em risco a ordem pública e a efetividade da lei penal”.

Hora do Povo – A Polícia Federal informou que Bolsonaro admitiu aos agentes que utilizou ferro de solda para violar a tornozeleira eletrônica na madrugada. “O senhor usou alguma coisa para queimar isso aqui?”, pergunta a policial. Bolsonaro responde: “Eu meti ferro quente aí. Curiosidade”. Nas imagens do vídeo feito pelos peritos pode-se constatar que o aparelho foi danificado. A policia voltou a perguntar “Que ferro foi, ferro de passar?”. Bolsonaro responde que não. “Não, ferro de soldar, de solda”, diz detento. A PF identificou a tentativa de violação da tornozeleira às 00h08 de sábado.

Jornal GGN – Luís Nassif: a Fitch é uma das três grandes agências de classificação de risco do mundo (junto com a Moody’s e a Standard & Poor’s). Ela funciona, basicamente, como uma avaliadora de crédito global: analisa governos, bancos, empresas e títulos, e publica notas (ratings) que indicam a probabilidade de calote ou problemas financeiros. Suas notas afetam quanto custa captar dinheiro no mercado.

Vermelho – Cobertura internacional da detenção do ex-presidente variou entre o rigor legal na Europa, o foco midiático no Reino Unido, a perspectiva regional na Espanha e a abordagem contextual do Oriente Médio. A France 24 abre a cobertura com clara ênfase na dimensão judicial: Bolsonaro, “condenado a 27 anos”, foi preso devido a “alto risco de fuga”. A narrativa francesa apresenta o caso como um episódio de ruptura institucional contido pelo Judiciário, reforçando a gravidade do crime de tentativa de golpe de Estado.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 24.11.2025

Deixe um comentário