Leituras de Domingo – 27.7.2025

Hora do Povo – O episódio que mais se aproxima desta vergonha que assistimos hoje, em termos de traição ao Brasil, foi a visita feita na calada da noite, pelo contratador de Minas Gerais, coronel Silvério dos Reis, à residência do representante da Corte Portuguesa em Vila Rica, atual Ouro Preto, para delatar os planos de Tiradentes e seus camaradas em sua jornada para libertar o Brasil do domínio colonial português. A sórdida traição de Silvério atrasou em 30 anos a libertação do país.

Hora do Povo – Anacleto de Medeiros foi aprendiz de flautim e sax na Banda de Paquetá, sua ilha natal, no Rio de Janeiro, onde criaria depois o ”Recreio Musical Paquetaense”. Aos 9 anos de idade foi internado como aprendiz no Arsenal de Guerra, onde participou da Banda, continuando os estudos até os 18 anos, quando matriculou-se no Imperial Conservatório Musical, de onde saiu professor de clarineta em 1888, tendo sido colega de turma de Francisco Braga.

Sputnik – O epitáfio encontrado fornece uma narrativa rara sobre a vida de Kim Young, ampliando o conhecimento sobre o sistema de reféns da dinastia Tang. Nele, confirma-se que Kim era um príncipe enviado como garantia de lealdade ao império chinês, uma prática comum entre Estados vassalos. Ele viveu na corte Tang, atuando como elo diplomático entre as nações.

Hora do Povo – Nascido em 20 de julho de 1925 em Fort-de-France, Martinica, Frantz Omar Fanon cresceu em uma sociedade que formalmente fazia parte da França, mas que de fato era moldada por uma hierarquia colonial na qual a maioria negra da população era politicamente destituída de poder e culturalmente desfavorecida. Fanon, que veio de uma família negra rica, utilizou esses direitos e se sentiu francês – como herdeiro do Iluminismo e do universalismo, com os quais sempre se manteve comprometido.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Leituras de Domingo – 27.7.2025

Deixe um comentário