Vermelho – Editorial: em reposta à ofensiva de Trump, cresce a tomada de posição de amplos setores da economia nacional, de empresários a trabalhadores, que repudiam esse ataque pesado de uma potência estrangeira aos interesses nacionais. Já o consórcio da direita/extrema-direita, ao ter aplaudido o tarifaço de Trump e, mais do que isso, expressar orgulho por ter articulado e urdido o ataque contra o Brasil, ficou nu em praça pública, pois foi ao chão a fantasia verde-amarelo que vestia.
Hora do Povo – A empresa Millpar, segunda maior fabricante do setor madeireiro no Brasil, com sede em Guarapuava, Paraná, anunciou o afastamento temporário de 640 funcionários da produção, por meio de férias coletivas, como um dos efeitos dos ataques econômicos de Donald Trump ao país. A direção da empresa afirma que a maior parcela de sua produção é direcionada aos Estados Unidos e que a medida poderá ser estendida a mais trabalhadores. No total, a empresa emprega 1.109 trabalhadores que atuam em suas duas unidades.
Vermelho – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promove uma intensa agenda de mobilizações, diálogos e ações simbólicas em todas as regiões do Brasil. A “Semana Camponesa” traz neste ano o lema: “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular!” O movimento cobra do governo o cumprimento da promessa de assentar pelo menos 65 mil famílias Sem Terra até o fim do mandato. Até agora, apenas 3.353 famílias foram assentadas em novas áreas.
CTB – Das Américas à Ásia, o aumento das tensões globais pressiona os países a se armarem cada vez mais, tendo inclusive a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) aprovado o gasto mínimo de 5% do PIB em defesa por seus membros. Para especialista, a situação repete um movimento característico dos anos anteriores à Primeira Guerra Mundial. A guerra é cada vez mais sinônimo de lucro?




Um comentário em “Manchetes do dia – 23.7.2025”