Manchetes do dia – 22.7.2025

Hora do Povo – “No próximo período, a UNE tem como agenda fortalecer as mobilizações pelo fim da escala 6×1, pela retirada da educação do arcabouço fiscal, pela soberania brasileira, diante dos ataques e chantagem de Trump, além da taxação das grandes fortunas”, disse Bianca. “Bianca é a síntese de uma geração que não se cala diante dos retrocessos. Uma mulher periférica, militante, que carrega na trajetória o compromisso com a democracia, com o Brasil profundo e com o povo que precisa da UNE como instrumento de luta e transformação”, disse Manuella Mirella, agora ex-presidente da UNE.

Hora do Povo – Durante as articulações do governo brasileiro na busca de uma solução diante das sobretarifas impostas unilateralmente por Trump contra o País, Eduardo Bolsonaro, em contraposição a uma frase utilizada pelo ministro Alexandre de Moraes, afirmou que seria “mais fácil um porta-aviões americano chegar ao Lago Paranoá” do que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) ser recebido por autoridades dos Estados Unidos. “Se Deus quiser chegará em breve”, disse o energúmeno, em referência ao porta-aviões.

Sputnik – Só no primeiro trimestre deste ano, as exportações brasileiras chegaram a US$ 77,3 bilhões (R$ 428,4 bilhões), com destaque para petróleo, soja, minério de ferro e café verde. Renato Ungaretti, doutorando em estudos estratégicos internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista residente sênior na rede Observa China, afirma  que isso pode ser considerado um sinal de resiliência do país, mas que não elimina a necessidade de intensificar os esforços para encontrar novos destinos para as exportações brasileiras.

Hora do Povo – Diante das ameaças de Trump dirigidas aos BRICS sobre a suposta tentativa de desdolarização, o vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov, esclareceu que os países-membros  estão promovendo ativamente o uso de suas moedas nacionais em transações comerciais e financeiras dentro do grupo, buscando “se proteger de pressões externas”, mas, por enquanto, ninguém está levantando a questão de abandonar completamente o dólar. O real problema é que os EUA andam serrando “o galho em que estão sentados”, o dólar.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 22.7.2025

Deixe um comentário