Hora do Povo – O ex-ministro da Economia de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, foi aplaudido de pé e ovacionado por “empresários”, especuladores e magnatas num evento em Nova Iorque. O fato é emblemático de quem foi Guedes e para quem ele trabalhou e se empenhou durante sua passagem pelo governo. Como todo bolsonarista, ele foi um grande vendilhão e um serviçal aberto dos Estados Unidos. Nada mais natural, portanto, que seja aplaudido de pé por quem tanto dinheiro e ativos amealhou na farra entreguista patrocinada por ele.
Hora do Povo – Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos trabalhando freneticamente contra o Brasil. Ele quer prejudicar o país. Nunca se viu na história brasileira um caso tão escandaloso de traição ao país como este. Ele insiste junto aos círculos da extrema direita americana para que Donald Trump imponha sanções ao Brasil. O resultado é que, segundo fontes do país, a Casa Branca estaria estudando a aplicação dessas medidas. O objetivo da conspiração do ex-deputado, que abandonou o mandato para morar nos EUA, é fazer Trump chantagear o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Sputnik – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é réu no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, falou sobre a possível prisão: Ao ser questionado sobre o processo, Bolsonaro, que após perder o pleito para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou uma temporada nos Estados Unidos, garantiu que não pretende deixar o Brasil. “Estão previstos 40 anos de cadeia, me prendam. Estou com 70 já, quase morri em uma cirurgia. Vou morrer, não vai demorar”
Vermelho – A Moody’s retirou dos Estados Unidos a nota máxima de crédito soberano, encerrando um ciclo histórico iniciado em 1919. A decisão, motivada pelo crescimento da dívida pública e pela instabilidade na condução da política econômica, aprofunda a crise de credibilidade do segundo mandato de Donald Trump. O rebaixamento ocorre em meio a impasses no Congresso, fracasso da agenda fiscal e divisões dentro do próprio Partido Republicano.





Um comentário em “Manchetes do dia – 19.5.2025”