Hora do Povo – IPCA, calculado pelo IBGE fica em 0,56%, puxado pelo grupo de Alimentos e bebidas (1,17%). O índice que mede a inflação oficial do país desacelerou no mês de março, mas os preços dos alimentos seguem pesando no bolso do consumidor, com destaque para o café e os ovos. Em fevereiro, o IPCA estava em 1,31%, O índice acumula alta de 2,04% nos primeiros meses de 2025 e de 5,48% em doze meses. O segundo grupo com a maior variação no mês passado foi despesas pessoais, com alta de 0,70%, seguido pelos transportes.
Sputnik – O Balanço Geral da União (BGU) de 2024 estima que em 75 anos os gastos da Previdência brasileira dobrarão. A notícia levou muitos a exigirem novas regras para a aposentadoria. Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil, no entanto, discordam desse diagnóstico. O relatório projeta os resultados previdenciários do RGPS em um horizonte para os próximos 76 anos (2025–2100).
Hora do Povo – O programa, que hoje dá desconto de 65% na conta para 40 milhões de pessoas, passará a dar isenção total para as unidades de consumo, como casas e apartamentos, com consumo de até 80kWh por mês. Na regra hoje vigente, a isenção total para o consumo é de 50 kWh, o que, de acordo com Silveira, significa o uso de “quatro bicos de luz e um ferro de passar”. O ministro disse que não considerou “em nenhum momento” utilizar recursos do Tesouro para realizar a mudança. “Eu só [quero] corrigir situações internas”.
Jornal GGN – A isenção de tarifas “recíprocas” sobre uma gama de produtos eletrônicos importados. A decisão, publicada pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, abrange smartphones, computadores, discos rígidos, processadores e chips. Um ponto central para a decisão é a constatação de que a produção de eletrônicos de consumo de grande demanda geralmente não ocorre nos Estados Unidos e a criação de uma cadeia produtiva doméstica para esses itens levaria anos.




Um comentário em “Manchetes do dia – 14.4.2025”