Manchetes do dia – 25.1.2025

Vermelho –  É a primeira vez que uma produção brasileira concorre na categoria Melhor Filme. Na disputa com filmes estrangeiros é a quinta vez. Antes disputaram o Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996), “O Que É Isso, Companheiro?” (1998) e “Central do Brasil” (1999), outro filme de Salles. Em 1999, Fernanda Montenegro concorreu ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Central do Brasil, feito repetido agora por sua filha.

Sputnik – Segundo Bolsonaro, ele viu na imprensa o plano dos kids pretos para matar Lula, Alckmin e Moraes, e pediu para “quem escreveu que se responsabilize”. “Isso está na conta do general Mario e, pelo que fiquei sabendo, não está lá no plano o nome dos três lá, dá a entender que são eles. […] Você vai sequestrar e envenenar? Os cara vivem com N seguranças, era um clima impossível”. Ele ainda questionou as acusações do golpe de estado e argumentou contra a decisão da Justiça sobre a prisão do general Walter Braga Netto.

Hora do Povo – “Tudo que precisar ser feito para cumprir o equilíbrio será feito, a qualquer tempo”, enfatizou o ministro da Casa Civil. “No ano passado, bloqueamos R$ 20 bi em investimentos. Muitos artigos colocavam em dúvida se o governo iria ser determinado e fazer cortes para garantir. Não estou falando de previsão, mas fatos. O que for necessário fazer, em qualquer momento, para se garantir o equilíbrio das contas públicas e o arcabouço fiscal será feito”.

Vermelho – A proposta chinesa visa aproveitar a luz solar no espaço, que é cerca de dez vezes mais intensa do que na superfície terrestre, eliminando interrupções causadas por clima ou ciclos dia-noite. A energia captada seria transmitida para a Terra sem a necessidade de cabos, por meio de ondas de rádio de alta energia, chegando a receptores terrestres e, assim, abastecendo cidades e indústrias.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 25.1.2025

Deixe um comentário