Hora do Povo – Sobre o modelo privatista na Educação, defendido tanto pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, quanto pelo governador Tarcísio de Freitas, “há provas cabais de que não dá certo”, afirmou o vereador, que conduziu a sessão por ser o parlamentar mais velho da Câmara Municipal de São Paulo, e atua na área da educação. Em seu discurso, se referiu à experiência do modelo nos EUA, afirmando que lá, “o desastre foi total”. “Eu estive lá em Austin em 2019 visitando algumas escolas e vi como estavam correndo para reverter o grande estrago que tudo aquilo causou”.
Vermelho – O Brasil encerrou 2024 com um total de 2,63 milhões de veículos leves e pesados emplacados, o melhor resultado desde 2014, quando o país alcançou 3,5 milhões de licenciamentos, consolidando o Brasil como o mercado automotivo que mais cresceu entre os dez maiores do mundo. Em média, foram vendidos 10.456 veículos por dia ao longo do último ano, um reflexo da recuperação econômica e da renovação do mercado automotivo. Uma tendência marcante em 2024 foi a expansão das marcas chinesas no mercado brasileiro.
Vermelho – O governo brasileiro definiu como prioridade fortalecer a cooperação entre países do Sul Global, incentivar o uso de moedas locais no comércio internacional, avançar em projetos de inteligência artificial inclusiva e enfrentar desafios das mudanças climáticas. Sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, o Brasil pretende alinhar a agenda com temas estratégicos de interesse global. Além dos cinco novos membros incorporados em 2024, outros nove países foram convidados a integrar o bloco.
Vermelho – A participação dos Estados Unidos no comércio com a China atingiu em 2024 o nível mais baixo desde 2001. De janeiro a novembro, as trocas comerciais entre as duas potências representaram apenas 11,2% do total de importações e exportações chinesas, uma redução de 4,6 pontos percentuais em relação àquele ano. A queda reflete mudanças estruturais nas políticas econômicas e comerciais de ambos os países, agravadas por tensões geopolíticas e pela perspectiva de novas tarifas comerciais sob a possível liderança de Donald Trump.




2 comentários em “Manchetes do dia – 4.1.2025”