Jornal GGN – Luis Nassif: vamos entender melhor o que ocorreu na semana passada no mercado, e o que o Banco Central poderia ter feito, quando se concretizou o estouro da boiada em torno do pacote fiscal. Muito pouco, apesar de contar com um diretor de política monetária competente. Isso porque a definição de um novo modelo de política monetária depende de uma coesão da diretoria e, especialmente, do apoio do presidente do banco. E tem que ser construído em prazos mais longos, em períodos mais tranquilos.
Engenharia pela Democracia – O prof. Rogério Cerqueira Leite é um exemplo para gerações de cientistas, engenheiros e cidadãos. Deixou-nos neste início de dezembro. Seu exemplo nos anima e instiga. Sua fina ironia e desafios contra os poderosos do atraso o caracterizaram. Sua defesa incisiva da cultura e conhecimento, do desenvolvimento e da soberania o ligam a todo um pensamento crítico formado nos mais de 200 anos de construção da nação brasileira.
Vermelho – A vinculação de receitas para a Educação é uma das principais ferramentas para assegurar o financiamento contínuo e o desenvolvimento do ensino público no Brasil. No entanto, como destaca Claudio Fonseca, ex-vereador paulistano e presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação, essa política sempre esteve sob constante ataque, desde os primórdios da República, refletindo a resistência histórica de parte da elite política e econômica em aceitar a educação como um direito fundamental e um instrumento de transformação social.
Sputnik – O presidente Biden perdoou seu filho criminoso condenado. Hunter Biden, 54, deveria ser sentenciado em dois casos criminais separados em meados de dezembro, incluindo acusações criminais de impostos que poderiam lhe render até 17 anos de prisão, e uma condenação relacionada a mentiras sobre seu uso ilegal de drogas para comprar uma arma de fogo, o que acarretaria uma pena máxima de até 25 anos atrás das grades.





Um comentário em “Manchetes do dia – 4.12.2024”