Manchetes do dia – 28.7.2024

Outras palavras – Ao contrário de um dançarino que cativa com a facilidade de seus movimentos, o Movatar era atraente por sua estranheza. A parte superior do corpo se movia de forma brusca, como se estivesse em oposição às pernas. Seus movimentos desajeitados eram estranhamente comoventes, cheios de significado – mas significando o que exatamente?

Construir Resistência – “O presente feito versa sobre crime gravíssimo, consistente em homicídio qualificado, praticado em comparsaria e por policiais militares no exercício de suas funções. Inferem-se dos autos indícios de que os réus, se valendo de seus cargos e utilizando dos armamentos públicos que lhes foram disponibilizados pelo Estado (para a defesa da sociedade), fugiram de seu dever funcional para, então, agir como perigosos criminosos”, disse o magistrado na decisão.

Vermelho – A União da Juventude Socialista (UJS) festeja 40 anos. Nasceu, na maior cidade do país, São Paulo, com gente de Norte a Sul, na primavera de 1984. Os primeiros passos se deram na ofensiva final que pôs abaixo a ditadura militar. Seu berço foi a batalha das ruas, de onde nunca tirou os pés, e o seu combustível tem sido a energia limpa e renovável que vem da rebeldia, dos sonhos e projetos libertários, revolucionários da juventude.

Hora do Povo – Em uma cerimônia que saiu dos marcos dos estádios para passear pelo Rio Sena, pela Torre Eiffell e pelos jardins das Tulherias ao lado do Louvre, até o acendimento da pira olímpica, estilizada como um grande balão que subiu aos céus, pelos tricampeões olímpicos franceses Marie-José Perec (atletismo) e Teddy Ryner (judô), as Olimpíadas de Paris 2024 formalizaram sua abertura diante de 300 mil pessoas, apesar da chuva que não parava, na terceira vez que a capital francesa sedia os jogos e a segunda em um século, com 10.500 atletas de 205 países em 32 modalidades. 

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 28.7.2024

Deixe um comentário