Hora do Povo – Frente a abril, o faturamento real recuou 3,8%; o número de horas trabalhadas na produção caiu -2,3%; a massa salarial ficou 1,5% em baixa; o rendimento médio do trabalhador apresentou um decréscimo de 1,2% e o nível de utilização da capacidade instalada marcou menos -0,4 ponto percentual do registrado no mês imediatamente anterior. Já o emprego na indústria de transformação ficou estagnado, ao marcar 0% de crescimento na passagem de abril para maio de 2024. A CNI aponta que parte dos indicadores refletem a tragédia climática no Rio Grande do Sul.
Hora do Povo – Paulo Kliass: “o que se espera é que Lula reconheça de uma vez por todas que a estratégia de seu Ministro da Fazenda estava equivocada desde o início. O governo precisa, de forma urgente, anunciar seu recuo na meta de zerar o déficit primário”
Vermelho – No dia 9 de julho é comemorado Dia da Luta Operária. A data foi instituída na cidade de São Paulo em memória da Greve Geral de 1917. Como forma de celebrar a data, as centrais sindicais promovem anualmente um ato em homenagem aos operários. “[Esta] é uma oportunidade para o movimento sindical refletir, pensar em sua história e resgatar a memória daquela greve”, diz a coordenadora.
Jornal GGN – A necessidade de barrar a influência chinesa nos Estados Unidos é um dos temas que mais divide a classe política norte-americana – contudo, não se sabe ao certo se líderes e a população estão preparados para as consequências econômicas de um protecionismo adotado em detrimento da segurança nacional. “Além disso, os consumidores de baixa renda têm estado entre os maiores beneficiários das importações chinesas de baixo custo”, explica Rogoff.




Um comentário em “Manchetes do dia – 11.7.2024”