Manchetes do dia – 10.6.2024

Hora do Povo - Em relação a maio do ano passado, o recuo foi de 26,8%. A produção de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus caiu de 227,9 mil para 166,7 mil unidades. Vendas recuam 12% frente a abril, segundo Anfavea. A entidade justifica a queda na produção devido às greves de trabalhadores e pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. 

Hora do Povo - Num entendimento entre os líderes, o projeto instituindo o Mover foi votado separadamente, obtendo a aprovação quase unânime do plenário do Senado. O tema da taxação das compras internacionais foi apreciado logo em seguida na forma de um destaque ao projeto da mobilidade. Os senadores também aprovaram, em votação simbólica, a taxação das compras até US$ 50. Durante a sessão ficou claro que os bolsonaristas estavam divididos sobre o tema. Exemplo disso foi o bate-boca entre Eduardo Girão e Jorge Seif.

Vermelho - A ministra da Ciencia e Tecnologia e presidente nacional do PCdoB participou do ciclo de debates promovido pela Fundação Mauricio Grabois, denominado Reindustrializar o Brasil: Inovação, Tecnologia, Soberania e Sustentabilidade. Luciana Santos também apresentou o programa do governo federal Nova Indústria Brasil (NIB). Entre as prioridades destacadas por ela estão a ampliação do Complexo Econômico Industrial de Saúde, a transformação digital da indústria e a bioeconomia.

Hora do Povo - O CBERS-5 será um satélite meteorológico geoestacionário, que ficará em uma órbita específica sobre a Terra, acompanhando o movimento de rotação do planeta, permitindo a observação contínua de uma região específica. No caso do CBERS-5, a área de foco será o Brasil, fornecendo dados cruciais para a previsão do tempo e o monitoramento de eventos climáticos extremos, como secas, tempestades, enchentes. A COSBAN, principal instância a cooperação política entre Brasil e China é presidida atualmente pelos vice-presidentes Geraldo Alckmin e Han Zheng.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 10.6.2024

Deixe um comentário