Manchetes do dia – 27.3.2024

Brasil de Fato – A revelação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se abrigou na embaixada da Hungria, em Brasília, após ter seu passaporte apreendido pela Polícia Federal aumentou no governo e na base aliada a sensação de que o ex-mandatário está se enrolando cada vez mais. A Polícia Federal deve analisar as imagens reveladas pelo jornal americano e checar se o episódio tem relação com alguma das investigações envolvendo o ex-presidente. Já no STF, internamente a avaliação é de que o momento exige cautela e que a sanha de prender já o ex-presidente não deve encontrar guarida na Corte.

Vermelho – Precisou de pouco tempo para o setor patronal questionar, na Justiça, a lei sancionada no ano passado que garante isonomia salarial entre homens e mulheres na mesma função. Com subterfúgios variados, diz não questionar o mérito, mas determinados aspectos da lei — o que, ao fim e ao cabo, cria novos obstáculos para a aplicação de regras que nada mais buscam do que a igualdade de gênero no mercado de trabalho, até hoje não alcançada. Relatório inédito confirma diferença salarial de gênero de quase 20%

Hora do Povo - Na última coletiva em Madri, na Espanha, antes do amistoso da seleção brasileira contra a Espanha, o atacante Vini Jr. se emocionou e mostrou uma mescla de sofrimento e resiliência ao tratar sobre o tema racismo durante a entrevista. O gancho do jogo é justamente a luta contra a discriminação racial. De onde vem essa força para lutar? “Por todas as pessoas que torcem por mim, me acompanham, e me mandam mais mensagens para lutar com eles. Tenho força grande dentro de mim, na família, em casa”, disse.

Vermelho – É a primeira vez que uma resolução neste sentido é aprovada pelo Conselho. A partir dessa decisão agora cabe aos envolvidos cumprir a determinação, ou seja, que Israel e Hamas não promovam mais ataques. A posição acatada pelo Conselho ainda estabelece que os lados envolvidos libertem imediatamente de forma incondicional todos os reféns, além de garantir a entrada de ajuda humanitária em Gaza – local que já contabiliza mais de 32 mil mortos palestinos – de forma imediata.

.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 27.3.2024

Deixe um comentário