Manchetes do dia – 24.2.2024

Zema recua de privatização da Cemig e Copasa; federalização ganha força

Vermelho – O Governo de Minas Gerais anunciou a suspensão das discussões relacionadas aos planos de privatização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Em vez disso, os deputados estaduais buscam uma solução alternativa para resolver o problema da dívida mineira por meio da federalização desses ativos, incluindo a amortização imediata da dívida principal. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, mencionou que o governador Romeu Zema (Novo) se mostrou disposto a ceder empresas estatais à União como forma de pagamento da dívida do estado.

O antidemocrático e injusto processo de privatização da SABESP.

Nova TV Alto Tietê -  Hugo Sérgio de Oliveira: cabe recordar que durante o processo eleitoral negou terminantemente que tomaria esta decisão. Pode-se até aceitar esta espécie de estelionato eleitoral como uma prática comum de nossos políticos. No entanto o que não se pode aceitar é a forma antidemocrática como o processo de privatização da Sabesp vem sendo realizado. Em primeiro lugar devido ao fato que a decisão monocrática do Governador foi tomada sem antes proceder uma ampla consulta popular sob a forma de um plebiscito como parece ser a prática observada em muitos países da América Latina.

G20 se posiciona unânime pela Solução dos Dois Estados para paz no Oriente Médio

Hora do Povo – O G20 tem “virtual unanimidade” sobre a necessidade de dois Estados como solução do conflito entre Israel e Palestina, afirmou o ministro de Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira. Os chanceleres das 20 maiores economias pediram o cessar-fogo na Faixa de Gaza, o pleno ingresso de ajuda humanitária e o início de negociações para o estabelecimento do Estado da Palestina.

Parlamento israelense carimba declaração de Netanyahu contra Solução dos Dois Estados

Hora do Povo – O parlamento israelense, o Knesset, carimbou por 99 votos em 120 uma declaração do governo Netanyahu contra qualquer “reconhecimento unilateral” de um Estado Palestino. Ou seja, se arrogou o direito de veto unilateral à criação de um Estado palestino, como observou o jornal britânico, The Guardian. O ministério das Relações Exteriores palestino afirmou que “a plena adesão do Estado da Palestina às Nações Unidas e o seu reconhecimento por outras nações não requer permissão de Netanyahu”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 24.2.2024

Deixe um comentário