Execuções e tortura viram rotina na polícia sob o governo Tarcísio

Vermelho – As forças policiais de São Paulo, sob o comando do governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), estão agindo cada vez mais à margem da lei. Moradores da periferia da Baixada Santista denunciaram a prática de execuções, tortura e abordagens violentas por policiais militares da Operação Escudo contra a população local e egressos do sistema prisional. Os relatos foram colhidos por uma comitiva formada pela Ouvidoria da Polícia de São Paulo, Defensoria Pública e deputados estaduais. A região da Baixada Santista é alvo de uma nova fase da Operação Escudo da polícia paulista, lançada como retaliação à morte do policial militar da Rota Samuel Wesley Cosmo, em Santos.
EngD se reúne com Ministério do Desenvolvimento e Indústria

Engenharia pela Democracia - Na conversa, o MDIC apresentou as políticas industriais da pasta para o setor da construção, especialmente a Nova Indústria Brasil (NIB), bem como a política de conteúdo local no Novo PAC. Em nome do governo, o ministério convidou a EngD a participar do grupo de trabalho que trata da normatização dos termos de compras do PAC. O MDIC também destacou o editorial da EngD que pede mais protagonismo da engenharia nacional na neoindustrialização. A EngD parabenizou o governo pela preocupação com a valorização do Estado, sobretudo nas aquisições do PAC e na preferência a empresas brasileiras.
Como a indústria da filantropia pode limitar a luta política da esquerda

Disparada – Michael Burns: a naturalização do apoio financeiro de fundações filantrópicas internacionais ao trabalho de organizações sociais reduz o horizonte de luta às expectativas das próprias fundações, controlando o trabalho, a imaginação e a experimentação política de movimentos de base para transformá-los em instituições moldadas de acordo com a estrutura capitalista. Esse processo transforma militantes em gestores de projetos e, como se não bastasse, ainda permite aos bilionários sua aparição pública como benfeitores, e não exploradores.
Tropas de Israel matam palestina de 6 anos após impedir seu resgate por três horas

Hora do Povo – Hind Rajab, uma menina palestina de 6 anos, foi executada por israelenses junto com cinco familiares no veículo em que tentavam fugir dos invasores da cidade de Gaza rumo ao sul. O Exército israelense impediu o atendimento do Crescente Vermelho [a Cruz Vermelha árabe] com tiros contra a ambulância durante pelo menos três horas. “Estou com tanto medo, por favor, venha”, suplicou Hind, clamando pela chegada das equipes de resgate.
.

Um comentário em “Manchetes do dia – 13.2.2024”