Manchetes do dia – 16.11.2023

Juros e austeridade

O resultado das contas públicas para o mês de setembro registrou um déficit primário de R$ 102 bilhões para o total acumulado dos últimos 12 meses. Isso significa que o conjunto das despesas não-financeiras superou o total das receitas não-financeiras em um valor equivalente a 1% do PIB para esse período.  No entanto, ao contrário do que pretendem nos convencer os arautos do financismo, esse desempenho nas contas governamentais não representa nenhum desastre no manejo da política fiscal e tampouco significa que a economia brasileira estaria penetrando em alguma zona perigosa da antevéspera do apocalipse. De forma alguma! A grande maioria dos países mais desenvolvidos do mundo capitalista vem apresentando igualmente resultados deficitários no balanço de suas contas.

Setor de serviços tem segunda queda seguida e cai 0,3% em setembro

O setor de serviços – diferente da indústria que está parada e do comércio que segue patinando – que vinha apresentado resultados na sua maioria positivos, começa a sentir de uma recuperação da economia mais lenta no segundo semestre, atingida pelas altas taxas de juros e a queda nos investimentos. O desemprego menor ainda segue elevado e o endividamento e inadimplência das famílias ainda estão em níveis elevados, restringindo o consumo. No setor, em setembro, três das cinco atividades pesquisadas tiveram queda. O destaque ficou por conta do setor de serviços profissionais, administrativos e complementares, que recuaram de 1,1%, influenciado pela menor receita vinda das atividades: jurídicas, de limpeza e de serviços de engenharia, eliminando o ganho de 0,8% verificado em agosto.

Uma nova engenharia vai nascer – todos às urnas dia 17

O CONFEA e os 27 CREAs precisam servir a um projeto audacioso e soberano, no rumo de um Brasil decente e próspero, capaz de combater a fome e a miséria, distribuindo renda e qualidade de vida para seu povo. A engenharia precisa ter voz e presença junto aos Três Poderes e credibilidade junto à opinião pública. É com esse espírito de luta que nasceram as candidaturas de Amaury Monteiro Jr à presidência do CONFEA e dos outros nomes progressistas à presidência dos CREAs – Zé Manoel (SP), Francis Bogossian (RJ), Gilson Queiroz (MG), Bira (BA) e Adriano Lucena (PE).

A Revolução Republicana e Abolicionista e a submissão à ideologia do colonialismo

O desfecho da Revolução Republicana/Abolicionista, um dos maiores movimentos da história do Brasil, significou uma ruptura radical com o velho regime escravista. Quem afirma que ela não passou de um golpe de Estado, pouca coisa, ou praticamente nada, sabe sobre o Brasil. O novo regime foi anunciado oficialmente pelo então vereador e um dos grandes líderes da causa, José do Patrocínio. Um governo provisório foi formado e o marechal Deodoro da Fonseca foi nomeado presidente do Brasil. A família real foi expulsa no dia 16 de novembro e, no dia seguinte, seus integrantes embarcaram para Portugal.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 16.11.2023

Deixe um comentário