A primeira vereadora da capital paulista

Em 2018, por ocasião do reconhecimento do mandato de Elisa Kauffman Abramovich como primeira vereadora na Câmara Municipal de São Paulo, a revista Apartes publicou “Ela não teve medo da vida“, inspiradora deste registro do Dia Internacional da Mulher.

Quem conta a história é Fausto Salvadori, com a colaboração de Raphaella Magalhães Salomão:

“Era uma vez uma linda princesa que passava os dias adormecida em seu palácio, à espera do príncipe que viria despertá-la. Na sua jornada cheia de aventuranças e perigos, o príncipe aproveitava para libertar os camponeses nos campos e os operários nas cidades. Num belo dia, o príncipe chega ao palácio e desperta a Bela Adormecida com um beijo, anunciando que as injustiças do mundo vão se acabar. O príncipe encantado tem nome. Chama-se Luís Carlos Prestes. Ele é quem vai levar todo mundo para o reino mágico do comunismo. O que é comunismo, mamãe?, perguntavam as meninas. E a mãe explicava: Comunismo é todo mundo poder morar num palácio.

E era uma vez a moça guerreira que toda noite contava essas e outras histórias para suas filhas, misturando os sonhos dos contos de fadas com as utopias políticas, e dando ao herói o rosto de Prestes, então líder do Partido Comunista Brasileiro (PCB), no qual ela militava. O nome da moça era Elisa Kauffmann Abramovich, que em 1947 tornou-se a primeira mulher eleita para a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP). Em idade, viveu pouco. Morreu em 1963, aos 43 anos. Mas tantas fez, com os poucos anos que teve, que sua vida ficou parecendo um daqueles contos que contava para fazer adormecer as crianças.

A política era presença de todo dia no apartamento de dois quartos em que a família morava, em um prédio na esquina das Ruas Prates e José Paulino, no Bom Retiro. Era uma “casa de porta aberta” para as pessoas que quisessem conversar, usar o banheiro, pedir ajuda. O local vivia cheio de militantes de esquerda. “Não sei como cabia tanta gente lá. Tinha reunião o tempo todo. Reunião do comitê estadual do Partido, do comitê central, comitê de bairro, comitê judaico, comitê de tudo”, lembra Fanny. Gente como os líderes comunistas Carlos Marighella e Luís Carlos Prestes, o príncipe das histórias contadas por Elisa, vivia aparecendo. Com esse perfil, era natural que Elisa fosse escolhida pelo Partido para disputar as eleições municipais de 1947, as primeiras depois de 11 anos.

Não conseguiu concorrer pelo PCB, contudo, porque o registro do Partidão havia sido cassado. Os candidatos comunistas de São Paulo foram buscar abrigo no Partido Social Trabalhista (PST).

“A campanha dela foi com caixotinho, muro, amigos e quejandos”, rememorou Irene.  Amigos para viralizar a campanha de Elisa no boca-a-boca, muro para pintar o nome da candidata e caixotinho para ela subir e discursar, com uma presença que chamava a atenção. “Mamãe era uma figura fulminante. Ela tinha o cabelo vermelho e era todo vermelha. Tinha uma presença que era difícil não marcar. Difícil, mesmo”, afirmou Fanny.

A campanha deu certo. Contados os votos, o PST conquistou 15 das 45 cadeiras da CMSP nas eleições de 9 de novembro de 1947. Entre os eleitos estava Elisa, com 2.940 votos.” (+389 palavras, Apartes)

Elisa com Francisco Abramovich e suas filhas Irene e Fany

“Tia” Elisa não só foi vanguarda na política, mas também a primeira diretora do Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem, que viria a ser escola-padrão do Estado de São Paulo. E diplomou-me no primário e ginásio.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “A primeira vereadora da capital paulista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: