Scholem Aleichem – a paz seja convosco

Scholem Aleichem, desenho de Moysés Baumstein

Segundo o professor Jacob Guinsburg, poucos escritores da virada do século 19 ao 20 conheceram a popularidade de Scholem Rabinovitch, por todos conhecido como Scholem Aleichem, a gentil saudação idishe “a paz seja convosco”.

Se o Violinista no Telhado, inspirado na sua obra-prima Tévie, o Leiteiro, ganhou as telas de cinema e trouxe o retrato dos vilarejos de leste europeu onde cresceu para os dias de hoje, muito há ainda o que ser resgatado de um escrito com bom humor e esperança de uma vida melhor, que acabou concretizada, para ele e muitos outros, com a migração para a América.

Nome do antigo Ginásio Israelita Brasileiro que estudei em São Paulo. escola-padrão nos anos 1960, e de Universidade em Birdbidjan, na Rússia, tem uma de suas obras, As Três Cabecinhas, coligida por Ivo Koritowski em seu Sopa no Mel.

Da revista da USP de 2009/2010, trazemos o artigo de Guinsburg:

Escritores do mundo

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Scholem Aleichem – a paz seja convosco

Deixe um comentário