A bandeira do Brasil mais próxima das nuvens

O Pico da Bandeira, entre Minas e Espírito Santo, é o ponto mais alto da Região Sudeste e o 3º mais alto do Brasil, com 2.891,98 metros de altitude.

Segundo a Viagens&Caminhos, o pico fica na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Além das trilhas, os visitantes podem tomar banhos nas cachoeiras e piscinas naturais, além de apreciar as belíssimas vistas das montanhas, e o espetáculo no alvorecer e no pôr do sol. O Parque pode ser acessado pelos dois Estados e funciona todos os dias, com e sem pernoite.

A foto acima mostra operação já tradicional de treinamento para o combate nas montanhas, em que comandantes militares “conquistam o pico das Bandeiras”.

Menos acessível, o Pico da Neblina, com seus 2.995,30 metros de altitude, está situado na Serra do Imeri, a noroeste do município de Santa Isabel do Rio Negro (AM), na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Em 2020, soldados do Batalhão de Infantaria da Selva substituíram o pavilhão nacional no ponto mais alto do país.

São muitos os portais educacionais que contam a história e explicam as cores e as estrelas da bandeira brasileira. Um deles é o Significados.

Que o lindo pendão siga sempre sendo o símbolo da esperança e da paz. Ouça o Hino à Bandeira.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “A bandeira do Brasil mais próxima das nuvens

Deixe um comentário