Manchetes do dia – 9.11.2023

Enel embolsa 4 bilhões de euros em lucro só no primeiro semestre e provoca apagão em SP

A multinacional italiana Enel, dona da distribuidora de energia paulista, registrou lucro líquido de 4,25 bilhões de euros no primeiro semestre, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (7). Uma alta de 141,9% frente ao resultado de 1,76 bilhão em igual período do ano passado. A empresa cortou investimentos, demitiu funcionários e cobra uma das tarifas mais caras do mundo. O resultado é que a empresa italiana provocou o maior apagão já vivido pela cidade de São Paulo e deixou mais de dois milhões de brasileiros sem luz durante 4 dias.

Falta de energia causa perdas de R$ 126 milhões ao comércio paulista

No terceiro dia útil consecutivo sem energia elétrica na capital paulista e na grande São Paulo, os prejuízos acumulados superam os R$126 milhões para o comércio da região, segundo Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A estimativa é baseada no volume movimentado diariamente na Grande São Paulo. Na avaliação do economista da ACSP Ulisses Ruiz de Gamboa, o prejuízo se dá, principalmente, por reduções nas compras imediatas e por impulso dos consumidores, resultado das restrições no fluxo de clientes.

OPEP afirma que a porta está aberta para o Brasil ingressar no grupo

A porta da OPEP está aberta caso o Brasil deseje juntar-se ao grupo exportador de petróleo, disse o secretário-geral da OPEP, HE Haitham al-Ghais, na Argus European Crude Conference desta semana. No entanto, a AEPET reitera sua posição contrária à exportação de petróleo cru pelo Brasil e a importação de derivados, pois trata-se de uma relação internacional do tipo colonial, onde se exporta produtos primários e importa produtos industrializados de maior valor agregado.

‘É preciso recuperar a credibilidade do CREA-SP’, afirma José Manoel

Em entrevista exclusiva ao Diário do Litoral, o candidato à presidência do Crea-SP revelou sua preocupação com os destinos do órgão e acredita que só uma gestão austera e, principalmente, transparente, vai retomar a credibilidade que o Conselho precisa. “A maior autarquia pública federal do País num papel totalmente secundário dentro da sociedade brasileira. Há muito o sistema caiu na mão de ‘grupelhos’, formado por pessoas completamente irresponsáveis que atuam em com interesses específicos com objetivos pequenos, medíocres e inconfessáveis”, afirmou.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 9.11.2023

Deixe um comentário