Dois clássicos em solo ao theremin

com informações de Raul Carrion

O theremin é um instrumento musical totalmente eletrônico – talvez o primeiro do mundo –, baseado em sensores de proximidade e inventado em outubro de 1920 pelo físico e músico soviético Lev Sergeevich Termen (conhecido no ocidente como Léon Theremin).

Uma das mais famosas executoras do theremin é a violinista húngara Katica Illenyi, da qual selecionamos duas belas interpretações.

O sole mio
Once upon a time in the West

O theremin é “tocado” sem qualquer contato físico como o instrumento, unicamente com movimentos de aproximação e distanciamento das mãos em relação a duas antenas de metal. A antena direita do instrumento musical altera a frequência dos sons e a esquerda altera o seu volume. Os seus sons são extremamente originais, aproximando-se dos sons do canto humano.

Lev Termen levou o seu invento ao dirigente soviético Vladimir Lenin que – demonstrando o seu espírito de vanguarda no fomento às artes – orientou o governo soviético a financiar o seu desenvolvimento.

Atualmente, apenas três países possuem escolas renomadas de theremin – Rússia, Japão e EUA.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: