Expressões Populares da Língua Portuguesa

O NCultura traz em sua página o significado e a origem de quinze expressões que os lusófonos brasileiros usamos no dia-a-dia.

Vamos conhecer seis delas aqui

Significado: Entregar algo facilmente, sem resistência.

Origem: Salomé, a neta de Herodes Antipas, conseguiu convencê-lo, quando estava bêbado, a satisfazer-lhe um desejo se dançasse para ele. Ela então pediu-lhe a cabeça de João Batista numa “bandeja de prata”. Herodes, apesar de horrorizado, consentiu e realizou o desejo de Salomé para cumprir a sua promessa.

Entregar de bandeja

Erro crasso

Significado: Falha grosseira de planeamento, com consequências trágicas.

Origem: Marco Licínio Crasso era um aristocrata, general e político romano, que comandou a vitória da batalha da Porta Colina e esmagou a revolta dos escravos liderada por Espártaco.

Em campanha contra os partos, porém, apesar da enorme superioridade numérica de seu exército, sofreu uma derrota estrondosa na batalha de Carras, em 53 a.C., em função de uma série de falhas táticas grosseiras.

Mais de 20 000 soldados perderam a vida e cerca de 10 000 foram feitos prisioneiros; a cabeça e a mão direita de Crasso foram levadas ao rei parto, Orodes II.

Significa: Uma vitória obtida a alto preço, causando prejuízos irreparáveis.

Origem: Pirro, rei do Épiro e da Macedônia, era o general que comandou o exército grego, na campanha pelo controle da Magna Grécia.

Após ter vencido a Batalha de Ásculo contra os romanos, em 279 a.C., com um número considerável de baixas, e ao ser felicitado pela vitória, teria dito: “Mais uma vitória como esta, e estou perdido”.

Vitória de Pirro

Fila indiana

Significa: A expressão representa pessoas (ou mesmo coisas) que estão dispostas uma atrás da outra. É uma fileira de pessoas, organizada.

Origem: Tem origem na forma de caminhar dos índios americanos que, desse modo, encobriam as pegadas dos que iam na frente.

Significa: Pessoa que figura ostensivamente num negócio em vez do verdadeiro interessado. Indivíduo que se apresenta responsável pelos atos de outrem.

Origem: O Duque Emanuele Filiberto di Savoia, conhecido como Testa de Ferro, foi rei de Chipre e Jerusalém. Mas tinha somente o título e nenhum poder verdadeiro. Daí a expressão ser atribuída a alguém que aparece como responsável por um por um negócio ou empresa sem que o seja efetivamente.

Testa de ferro

Lágrimas de crocodilo

Significa: Lágrimas fingidas.

Origem: O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima. Daí a expressão significar choro fingido.

No NCultura, há mais nove citações para você conhecer, mas o português falado no Brasil não se limita a elas. Como se diz, o português não é para amadores.

Afinal, o que significa “no frigir dos ovos“?

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: