Bom Retiro, 138

138º aniversário

Do seu loteamento original à condição de um dos bairros mais legais do mundo – o primeiro do Brasil! -, o Bom Retiro encerra muitas histórias.

Localizado entre os rios Tietê e Tamanduateí, ele foi formado, no século 19, por algumas chácaras e sítios, como a “Chácara do Bom Retiro” que deu origem ao nome do bairro. Estas propriedades eram usadas como retiros de fim de semana pelas famílias mais ricas e tradicionais da cidade.

Já contamos muitas delas, para ler ou reler enquanto você se prepara para os festejos na Newton Prado: a vida no bairro no século 20; o comércio; o teatro TAIB; a Casa do Povo; o pletzale; a fundação do Corinthians.

Nova pesquisa internacional, da britânica Time Out, classificou a bom-retirense Rua Três Rios no sétimo posto global das “ruas mais legais do mundo”. Situada entre a antiga Escola Politécnica e a Graça, têm ou tiveram endereço nas suas queridas cinco quadras a antiga Faculdade de Pharmácia, hoje Centro Cultural Oswald de Andrade, a Saladinha Record, o Colégio Santa Inês, a Burikita, o Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem, o supermercado Otugui e muito mais, além de muita gente boa que mora lá e os já citados Casa do Povo e TAIB.

A rua homenageia o Marques de Três Rios, Joaquim Egídio de Souza Aranha, que na bucólica paisagem do século 19 lá tinha o seu Solar, em que se hospedou outrora a Princesa Isabel.

Foi também o primeiro endereço no Brasil de Abrão e Pola Rajnstajn, em 1928. Uma severa chuva, no entanto, danificou-lhe de cara as máquinas de boneteria que havia trazido da sua Polônia natal.

É verdade que a gente pode sair do Bom Retiro, mas o Bom Retiro nunca sai da gente. Como dizia Juó Bananère, “o Buritiro mora aqui”.

Comemore o aniversário do bairro, mas com prevenção.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: