O que significa a adoção do Bitcoin por um país como El Salvador

Ainda que pequena e destituída de moeda soberana, a economia salvadorenha experimenta depender não mais dos EUA na regulação dos seus preços, mas de um ente privado de origem incerta e não sabida.
A digitalização das moedas, que explicamos na série sobre criptomoedas, parece fenômeno inelutável. A questão é a soberania sobre ela, como indica a experiência chinesa, ou optar pela submissão à vontade alheia à Nação que a regula, como indica ser o caso do país da América Central.

José Luis Oreiro

Medida é um experimento e pode afetar exportações do país

porLucas Gabriel Marins09 jun, 2021 13:26

El Salvadoradotou oficialmenteo Bitcoin como moeda de curso legal e igualou ao status que o dólar tem no país.

Na prática, isso significa que produtos e tributos podem ser pagos em BTC e todos os agentes econômicos devem aceitar a criptomoeda, que pode ser usada para liquidações de contratos. Ou seja: o dono de um imóvel não poderia recusar o pagamento de aluguel em BTC.https://36eb659b4636a256d3fe5b18569c7997.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O anúncio dividiu especialistas brasileiros.Daniel de Paiva Gomes, professor de direito e autor do livro ‘Bitcoin: a Tributação de Criptomoedas’, disse que a medida é um marco para setor.

Gomes disse que muita gente tem perguntado se a mudança afetaria o câmbio brasileiro de alguma forma. Segundo ele, no entanto, não terá nenhum impacto.

“O fato de o bitcoin ser moeda de curso…

Ver o post original 611 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: