Prepostos e Desmanche dos Bancos Públicos

Fernando Nogueira aproveitou o episódio do acordo entre a Caixa e a Icatu Seguros para demonstrar como banqueiros de ocasião, encastelados no Ministério da Economia, se servem do bem público para interesses pouco republicanos, em troca de uma comissão presente ou um emprego futuro.
Como lembra o professor, os bancos públicos cumprem função social que, em última instância, fortalecem o mercado interno e elevam o bem-estar dos brasileiros, criando lucrativas oportunidades futuras de negócios que os particulares não fomentam, mas delas podem se aproveitar.
Embasa com completa síntese das funções dos sistemas bancário e de capitais, de per si uma ilustração aos leitores do artigo abaixo.

Blog Cidadania & Cultura

No Brasil, o preposto é o representante ou o delegado, autorizado por alguém acima na hierarquia para representa-lo. Tem seu cargo dependente de autoridade superior – e na maioria, no caso do atual (des)governo, se dobram aos propósitos não republicanos do mandatário “Posto Ipiranga”, o inacreditável ministro da Economia.

Prepostos, com o maior oportunismo possível, praticam desenfreadamente atos de venda de ativos dos bancos públicos. Transformam a “coisa pública” – bem comum de todos os brasileiros, adquirido com o dinheiro público, do qual ninguém pode dispor em benefício exclusivamente seu – em “cosa nostra” de banqueiros de negócios. Isto ocorre por delegação da pessoa (in)competente.

Em última instância, ele é o preponente. Ordenou o preposto, em seu nome, sob sua dependência, usar e abusar dolucro não recorrente. A venda de ativos éonce for all, isto é, uma vez por todas. Dá lucro no balanço…

Ver o post original 1.415 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Prepostos e Desmanche dos Bancos Públicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: