A ponte pênsil vicentina interliga a Baixada há mais de cem anos

Muito antes da ponte estaiada que se vê nos jornais paulistanos da TV Globo, um par de estacas foi fincado em terra firme e outro na Ilha de São Vicente para, por meio de cabos de aço, sustentar a ponte famosa e os dutos saneadores de Guilherme de Britto.

Quem conta um pouco da história é a jornalista caiçara Victória Silva, no Juicy Santos:

“A história da Ponte Pênsil começou em 1910. À época, o grande desafio lançado aos engenheiros Saturnino de Brito (o mesmo responsável pela construção dos canais de Santos) e Miguel Presgrave foi melhorar as condições sanitárias do local. E, consecutivamente, reduzir uma série de doenças causadas por conta da falta de saneamento.

No ano seguinte, as obras tiveram início de fato. Em resumo, a ideia central era que a ponte desse suporte à instalação de uma tubulação para conduzir o esgoto coletado em Santos e São Vicente para lançamento no Oceano Atlântico, na Ponta de Itaipu, onde hoje fica Praia Grande.

Cobertura do Estadão na época da inauguração

Para sua realização, todo o material teve de ser importado da Alemanha, pois a obra foi encomendada à Casa August Klonne, em Dortmund.

Apesar do nível de dificuldade do projeto, a inauguração aconteceu pouco tempo depois. A obra foi entregue em 21 de maio de 1914. (+536 palavras e quatro ilustrações, JuicySantos)

Mais histórias sobre a ponte pênsil no Blogue Caiçara. Sobre a integração da Baixada Santista, conheça o antigo projeto do urbanista Prestes Maia.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “A ponte pênsil vicentina interliga a Baixada há mais de cem anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: