Jacinto, o Sansão do Porto de Santos

Santos e seu Porto foram feitos por pessoas. Se já contamos a história de Guilherme Guinle, engenheiro filho do concessionário original e descobridor do petróleo no Brasil, agora é a vez de Amanda e Ilana Bastos, do paulistano Café Helena, lembrarem dos tempos em que o café era carregado sobre os ombros dos operários portuários. Confira a crônica:

“Há um personagem interessante da história brasileira do café, e achei que valia um post, o individuo é Jacinto, o Sansão!

Nos tempos em que a carga era transportada por homens, devia ser impressionante assistir às atividades dos carregadores de café, que podiam diariamente ser vistos transportando incontáveis sacos de 60kg de café em suas costas, até os armazéns das Docas de Santos.

Entre estes fortes trabalhadores, Jacinto chamou a atenção. Era um sujeito tão destacado que acabou aparecendo em muitos dos postais que circularam no começo do século XX. Ele  costumava pousar para fotos com até 5 sacos de café sobre os ombros, um peso de 300 quilos.

A existência deste “Sansão” no Porto de Santos é uma maneira de expressar o enorme impacto que o café causou no comércio e na cultura na região.

Os trabalhadores também disputavam corrida com as sacas nas costas, como se fosse por divertimento, e quem conseguisse carregar mais seria o vencedor.

No Porto de Santos, existe um monumento em homenagem a esses trabalhadores, que diariamente carregavam cafés nas costas, é uma estátua de bronze inaugurada em 1996.

Contudo, existem muitos problemas com sua conservação, já que o monumento está muito deteriorado por conta da maresia.”

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Jacinto, o Sansão do Porto de Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: