Eia, pois, brasileiros, avante!

A República Federativa do Brasil alcança seus 131 anos de construção e hoje esta “livre terra de livres irmãos” se encontra mais uma vez nas urnas, para escolher seus governantes e legisladores municipais pelo voto direto.

Quando Deodoro e seus companheiros, mais que desembainhavam a espada, tiravam o chapéu ao audaz pavilhão batizado com o “sangue vivo do herói Tiradentes“, uma jornada de respeito à rês pública, à coisa pública e ao direito dos cidadãos se inaugurava no Brasil.

É evidente que uns poucos de nós muito se ressentiram do canto rebel que anunciava as esperanças em um novo porvir. Houve quem empunhasse armas contra a industrialização do Brasil, houve quem resistisse à missão internacionalista da Força Expedicionária Brasileira, até quem “suicidasse” brasileiros de escol em porões que nem os vermes mais abjetos procurariam guarida.

Felizmente, a cada vez que o sol se põe um novo dia sucede. Da grandeza de Getúlio Vargas, Jango, Ulisses Guimarães e Claudio Campos se faz a República neste imenso país, destinado a ser uma grande Nação.

Não são as mentes obscuras e seus messiânicos devaneios fascistas que vão impedir o Brasil de avançar. É próprio desta gente bronzeada ser mensageira de paz. Mas, nos transes supremos dos modernos escravocratas financeiros e seus medievais sequazes encastelados no Planalto, o mundo há “de ver-nos lutar e vencer”!

O Hino à Proclamação da República assim conclui:

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz

Óleo de Benedito Calixto, 1893

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: