Três Gráficos sobre os gastos com salários de servidores públicos

Sem o citado desabamento do PIB em 2015/2016, se a economia tivesse alcançado o pífio ritmo dos anos seguintes, o gasto combinado das três esferas públicas teria permanecido estável em relação ao PIB. Importante lembrar que, na “era Vargas“, o PIB dobrava a cada década.
Como ressaltaram Helder e Oreiro, a maior parte dos salários se referem a saúde, educação e segurança, serviços que só o mais cruel inimigo do Brasil poderia pensar em subtrair da nossa gente.
Mas não é só isso que o Estado faz: regula, fiscaliza e pune os faltosos quando estes se desviam do bom caminho e atentam contra o bem estar social e individual.

José Luis Oreiro

As figuras acima mostram a evolução dos gastos com os salários dos servidores públicos (ativos e inativos) da União, Estados e Municípios. No caso da União trata-se dos gastos com servidores civis e militares, ativos e inativos. Primeiro fato: os gastos com os servidores públicos da União estão estáveis como proporção do PIB desde 2010. Desenhando para os liberais com deficiência cognitiva: não existe “gastança” com servidores públicos a nível da União.

Onde se observa um aumento dos gastos com servidores públicos como proporção do PIB é a nível dos Estados (um crescimento de 0,8 p.p do PIB entre 2006 e 2018, ou seja, um crescimento de 4% para 4,8% do PIB), e a nível dos municípios (um crescimento de 3,18 para 4,28% do PIB, ou seja, de 1,1% do PIB).

Antes de analisar as razões do aumento dos gastos com servidores públicos a nível estadual e municipal é importante…

Ver o post original 253 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: