Enquanto isso… Marina Sendacz

Quando o mundo ganhava a penicilina e o Rei Alberto chegava ao Brasil para inaugurar a siderúrgica Belgo Mineira, imigrantes judeus do leste europeu fundavam no Bom Retiro de 1921 o Tzukunf, o clube cujo nome em idiche se traduz por futuro.

Assim Marina Sendacz dá início à historiografia do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, que presidiu, em seu novo livro. A edição de autor traz um interessante paralelo entre os acontecimentos do Brasil e do mundo, ano a ano, e o realizar da obra a que contribui desde tenra idade para celebrar a vida na cidade, no país e no planeta.

Nas suas próprias palavras:

Minha trajetória reforça a minha crença da importância da participação do ser humano na luta para uma construção de uma sociedade melhor e mais justa.

Literatura infantil de 1982

Quem prefacia é Horácio Sendacz. Relata a exaustiva pesquisa de quase cem anos de história, que vai até o final do Calendário Maia. Explica que parte dos acontecimentos registrados contou com o concurso direto da autora, para concluir: “é um livro importante. Ele se destina a preservar a memória”.

Marina Sendacz é pedagoga, escritora e artista plástica. Foi presidente do ICIB/Casa do Povo e curadora da Fundação Sidônio Muralha.

Nascida em 1947, contemporânea do MASP e do transistor, tem pela frente muita arte por fazer e muita história para contar.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

6 comentários em “Enquanto isso… Marina Sendacz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: