As reformas que o Brasil precisa

O colunista do Valor Econômico Pedro Cafardo publicou em 11.8.2020 Corrida da vacina no país oferece um belo troféu.

Não é a ele – o troféu – que vamos nos dedicar, mas às reformas que o editor-chefe do jornal julga não só urgentes como de consenso quanto às suas necessidade.

Quanto ao conteúdo, vejamos:

Ele abre o artigo dizendo que “pouca gente discorda de que o Brasil precisa de algumas correções”. E pontua:

Reforma tributária para superar a iníqua situação em que os mais prejudicados são os menos abastados; aqui nos resta concordar e acrescentar os elementos a que recentemente nos debruçamos sobre a reforma emergencial, reforma solidária e completa e a proposta do governo federal, contrária ao desejo do articulista.

Reforma eleitoral; é necessário que se amplie a democracia e se reduza a interferência do poder econômico sobre a vontade do cidadão, que deve não só escolher livremente os seus representantes aos Poderes constituídos, mas também ver a sua vontade reconhecida nos temas de interesse público que ditam as agendas governamentais – a última consulta nacional tratou do desarmamento, tem quinze anos.

Programa para sanear as finanças públicas; essencial aqui é cuidar da desoneração financeira do Estado e investir, fomentar e comprar mais, de modo a desenvolver a economia e assim arrecadar mais impostos sem alterar a carga tributária.

Obras de infraestrutura em vários setores; aqui há que se somar investimentos na produção, pois há setores estratégicos como energia e comunicações que o setor privado nacional não dá conta de construir sozinho e depender dos estrangeiros nunca é garantido.

Punições severas para os que lançam mão de dinheiro público para enriquecimento próprio ou gastos ilícitos.

Reformulação do funcionalismo; aqui o sentido correto é reforçar o papel do Estado e ampliar os serviços públicos, reconhecendo os servidores pela dedicação, muitas vezes exclusiva, ao bem público nacional.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “As reformas que o Brasil precisa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: