Covid-19, relaxamento semana 3: uma atualização

A marca de 700 mil doentes terem recuperado a saúde é motivo de alegria neste sábado. O sofrimento destes e outros quinhentos mil brasileiros ora em tratamento e a morte precoce de 56 mil dos nossos, que poderia ser minorada por uma ação oficial que não dependesse do “histórico de atleta” de cada um não nos faz sorrir.

A ligeira queda na progressão de novos casos exige avaliação cuidadosa quanto a sua tendência futura e traz a certeza de que a doença continua avançando entre nós.

Evolução da doença
Posição em 16 e 26.6.2020

Prova disso é a comparação do mapa paulista com dez dias de variação. O Estado de 44 milhões de habitantes superou, nesta semana, a contaminação observada na Itália, onde vivem mais de 60 milhões de pessoas. Se o ritmo foi mais lento por aqui, as medidas de contenção foram mais adequadas por lá.

Se na avaliação anterior o relaxamento “laranja” na Capital e Baixada Santista ainda não tinha a maturação pandêmica decorrida – duas semanas -, agora já falamos de praticamente três. O comportamento social nas duas cidades apresentou queda muito ligeira do isolamento social e os resultados seguiram a sua triste marcha:

Município de São Paulo

Fonte: Seada

Baixada Santista

Entre 16 e 19.6 flutuações devido a ajustes no sistema

Se as internações arrefeceram e a infecção diária apurada parou de aumentar, o mesmo não se pode dizer do número de óbitos, especialmente no litoral. Cada vida importa. Fique em casa.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Covid-19, relaxamento semana 3: uma atualização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: