Independência do Banco Central: Suposta Panaceia face à Realidade

O artigo de Murilo Viana, Élide Graziane e Geraldo Biasoto sobre as contradições existentes e potenciais entre a atuação do Tesouro e do Banco Central em tempos de discussão da formal insubordinação deste ao governo é não só momentâneo como de leitura recomendável aos que se preocupam com o desenvolvimento da Nação brasileira.

Reproduzo de Cidadania & Cultura pela oportunidade de registrar também recente e abalizada opinião do professor Fernando Nogueira da Costa sobre a construção de um quarto poder, não eleito como não o é o Judiciário.

De nossa lavra, sugerimos a releitura de Banco Central do século 21 e Autonomia do Banco Central. Há mais na nossa página sobre o Brasil.

Blog Cidadania & Cultura

Grande avanço institucional haveria se fosse dada prioridade a uma maior cooperação entre Banco Central e Tesouro Nacional:

  1. para equalizar suas atividades, e
  2. para separar, de forma mais clara e sujeita a balizas, gestão da liquidez e gestão da dívida pública.

Murilo Ferreira Viana é consultor em Finanças Públicas e mestre em Economia. Élida Graziane Pinto é procuradora do MPC-SP e professora da EAESP-FGV. Geraldo Biasoto Jr é meu colega, professor de Economia da Unicamp. Publicaram bom artigo (Valor, 09/04/2020) sobre assunto em debate público e no Congresso Nacional. Compartilho-o abaixo.

“A independência do Banco Central (BC) sempre esteve entre os principais itens da agenda política de satisfação aos analistas do mercado financeiro. A medida é vista como condição necessária para o avanço da estabilidade macroeconômica, especialmente inflação, juros e dívida pública. De tão demandada, soa como panaceia.

Infelizmente, observam o hoje com os olhos de ontem. O capitalismo…

Ver o post original 923 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: